top of page

Como você conduz sua Humanidade?

“Você é humana.” “ Seu marketing é humano!” Esse é um feed back que recebo com certa frequência dos meus clientes. Ai fico pensando: gente, todos somos humanos!
.
É claro que entendo o que meus clientes estão dizendo. Mas acho engraçado isso ser um feed back, pois ser humano é inerente a nossa existência. Pensando nisso, comecei a investigar quais são as minhas atitudes que fazem eu receber esse retorno. Escolhi 03 que acho que deveriam ser essenciais a qualquer relacionamento. Resolvi compartilhar, pois além do mais, tem se falado tanto de marketing humanizado, né? Mas afinal, o que seria isso de verdade?
.
Solidariedade: antes de estratégias de venda, sempre coloquei o marketing no lugar da área de apoio. O papel mais importante que essa ciência exerce é o de AJUDAR. Ou seja, um bom marketeiro ajuda uma marca, um possível cliente, uma empresa … não importa! É nossa obrigação entender um problema real e definir possíveis soluções de comunicação e venda.
.
Empatia: eu sempre busco entender o que meu cliente está sentindo a fundo, com muita calma e com perguntas poderosas que me faz chegar na raiz dos desafios da marca. O quanto você está preocupado com o sentimento real do seu cliente? Ou apenas está focada na solução imediata de uma possível demanda?
.
Compaixão: quando os clientes chegam desesperados com as afirmações: “tenho que postar todo dia”, “ tenho que fazer reels” etc, eu sempre tento contar para ele todas as possibilidades de estratégias que se tem no marketing e analisar o que “cabe” na realidade da sua marca. O “tem que fazer” traz um peso e uma robotização para todo o processo de comunicação e branding. Enquanto, o faça o que pode com o que se tem, nos permite humanizar as ações e a gestão da marca.
.
Não quero ser demagoga. No entanto, entendo que é tão óbvia nossa condição HUMANA, que às vezes buscamos ser máquinas no trabalho para nos diferenciar de concorrentes. E assim, a condição humana passa a ser um diferencial. HUMANOS todos somos, o que nos diferencia é o COMO conduzimos a nossa HUMANIDADE.

Vamos conversar 

Obrigado pelo envio!

© 2023 POR CAROL BAGNO

bottom of page